Quem somos

O Zendo Curitiba é uma sanga (comunidade) de praticantes zen-budistas, fundada por Ryuzan e Mui Sato, discípulos de Monja Coen Roshi.

O início do Zendo Curitiba pode ser remontado ao ano de 2010, quando Ryuzan e Mui, praticantes do Zen desde 2006, abriram um espaço de prática em sua própria casa, apenas com prática de zazen, mas ainda não aberto ao público – prática que durou até o ano de 2013. Foi neste período, mais precisamente em 2012 que receberam os preceitos laicos e os nomes budistas de Monja Coen Roshi, tornando-se seus discípulos desde então.

Em 2013, o Zendo Curitiba foi aberto para o público em geral e passou a existir em um espaço alugado na escola de dança Mov’n Art, onde ficou por alguns meses. Ainda em 2013, visando melhor localização e logística, mudou-se para o espaço Har Yoga & Terapias, onde ficou com práticas de zazen aos domingos até fevereiro de 2015.

Em 2015 mesmo, iniciou uma profícua parceria com a escola de yoga chamada “A Pequena Sala de Yoga”. Ali a prática do Zendo Curitiba cresceu e mais horários foram encaixados em sua programação, juntamente com a prática da cerimônia matinal, a Tchoca, aos sábados.

Em 2020, diante dos desafios da pandemia, o Zendo Curitiba desenvolveu atividades diárias de zazen on line  e manteve a cerimonia na manhã de sábado. Em 2021, após 10 anos de existência, com a mudança da “A pequena sala de yoga” para outro espaço, a sanga assume o desafio de manter integralmente o aluguel e a manutenção do espaço de prática.

Independente de sua crença ou religião, seja bem vindo a praticar zazen conosco!