Outras

> Encontro em homenagem a Bodidarma – 15/10

O Budismo Zen tem suas origens nos ensinamentos de Bodidarma, o vigésimo oitavo Mestre Ancestral da linhagem que começa no Buda Xaquiamuni.

Migrando do subcontinente indiano, Bodidarma traz para a China século. Um olhar muito privado sobre os ensinamentos de Buda. O seu feito mais conhecido é ter-se sentado cara a cara contra uma parede de uma caverna durante nove anos ininterruptos.

Sua ênfase na prática da meditação sentada contrastou com a sua inclinação para a discussão teórica e filosófica dos textos clássicos, que prevaleceram em muitas outras tradições budistas.

Celebramos a sua herança no dia 5 de outubro e teremos uma reunião em sua homenagem no dia 15 de outubro, aqui no Zendo.

A partir das 14h teremos uma cerimônia em honra do Bodidarma.

Neste dia também teremos uma prática tradicional de pintura das Darumas. Cada participante receberá um Daruma que é uma miniatura do Bodidarma. Nele, um dos olhos é pintado e um pedido ou um propósito de vida é feito. Diz a lenda que devemos guardar até que o pedido seja realizado ou podemos colocar em prática o propósito feito, para só depois pintar o outro olho. Essa é uma tradição ainda não espalhada aqui no Brasil, e teremos a oportunidade de vivenciar isso no Zendo.

Depois da cerimónia vamos tomar chá e roda de conversa.

INSCRIÇOES:

  • na hora do evento ou
  • Faça sua contribuiçao para o PIX do Zendo (zendocuritiba@gmai.com) e envie seu comprovante para o email para zendocuritiba@gmail.com, indicando seu nome completo.

Seja bem-vindo, seja bem-vinda!