> Shobogenzo Zuimonki (9) – Livro 1 Parte 8

Discípulos do Caminho nos dias de hoje deveriam ter a mesma atitude. Vocês não devem censurar os outros se não estiverem na posição de fazê-lo”.

Palavras chave: REPREENSÃO COMPASSIVA; SANGA; RESPEITO AO PAPEL DE CADA UM

LIVRO 1

1-8

Dogen também relatou a seguinte estória:

Quando o saudoso General da Guarda Imperial (Minamoto Yoritomo)[1] era primeiro secretário assistente do Hyoe-fu[2], participou uma vez de uma festa especial. Ele sentou-se perto do conselheiro particular.[3] Havia um homem causando um tumulto.

O Vice-ministro[4] pediu a Yoritomo que o contivesse.

Yoritomo respondeu: “Dê essa ordem a Rokuhara”[5]. Ele é o general do Clã Taira.

O Vice-ministro observou: “Mas você está bem aqui”.

Yoritomo disse: “Não é meu papel contê-lo”.

Essas são palavras admiráveis. Ele foi capaz de governar o país devido a tal atitude. Discípulos do Caminho nos dias de hoje deveriam ter a mesma atitude. Vocês não devem censurar os outros se não estiverem na posição de fazê-lo”.


[1]Minamoto Yoritomo (1147-1199), filho mais velho de Minamoto Yoshitomo, foi o primeiro shogun (general) do Shogunato Kamakura. Yoritomo foi designado General da Guarda Imperial em 1190, e tornou-se Seii-dai-shogun em 1192. Foi o primeiro samurai a, de fato, assumir poder político.

[2]Escritório da classe samurai que protegia a Corte Imperial e o Imperador quando ele saia.

[3]Conselheiro particular é uma tradução de Daifu. Yoritomo foi nomeado secretário assistente do Hyoe-fu em 1159, quando ele tinha treze anos. Durante o ano seguinte o clã Minamoto foi derrotado pelo clã Taira, o pai de Yoritomo foi morto, e ele foi expulso para Izu. O avô de Dogen, Matsumodo Motofusa, tornou-se conselheiro particular em 1160. Supõe-se que Dogen ouviu esta estória de seu avô (Shobogenzo Zuimonki, Mizuno Yaoko, p. 63).

[4]“Vice-ministro” é a tradução de Dainagon.

[5]Rokuhara é o nome de um lugar em Kyoto onde o clã Taira tinha suas propriedades. O clã Taira era rival do clã Minamoto e tinha mais poder naquela época. Os clãs continuaram a lutar até que Yoritomo estabeleceu seu próprio xogunato em Kamakura. No Japão, desde tempos remotos, as pessoas têm sido chamadas pelo nome da localização geográfica em que vivem.