> Nehan Sesshin on line – Inscrições

NEHAN SESSHIN ON-LINE – Retiro do Parinirvana de Buda
Com a Monja Coen Roshi e Senseis discípulas/discípulos. 

De 12 a 16 de fevereiro de 2021.

Participação integral ou parcial, com valor único de R$ 150,00.

INSCREVA-SE AQUI

O que é o Nehan Sesshin? 

Nehan Sesshin é um retiro anual, realizado nas proximidades do dia 15 de fevereiro, considerada a data da entrada em Parinirvana de Xaquiamuni Buda. Parinirvana significa o grande Nirvana final, a grande paz.Não dizemos que Budas morrem. Budas adentram parinirvana.

Ele tinha 80 anos de idade e estava já adoentado fazia alguns meses. Na noite em que entrou Parinirvana, Buda deitou-se sobre seu lado direito, entre duas árvores sala e deu aos seus discípulos e discípulas seu último ensinamento, conhecido como Parinirvana Sutra.

Na nossa tradição, a SotoShu, lemos esse Sutra diariamente, entre dos dias 1º e 15 de fevereiro. Em um dos trechos, Buda diz:

“Não se lamentem. Tudo que começa termina. Não é meu corpo que vocês amam, mas o Darma, a Lei Verdadeira – esta sim, que liberta e salva. Assim sendo, façam do Darma o seu Mestre e eu viverei para sempre.”

No dia 15 de fevereiro fazemos uma cerimônia em homenagem ao Parinirvana de Buda. Este ano, a cerimônia ocorrerá durante o Nehan Sesshin.

– A programação diária inclui em média 10 perídos de zazen (de 40 minutos cada), kinhin (zazen caminhando), liturgias, cerimônias, palestras e intervalos para samu (trabalho), refeições e descanso.

– A participação pode ser integral ou parcial, com o valor único de R$ 150,00. Cada praticante avalia os dias e períodos que poderá participar.

– Transmissão pelo aplicativo Zoom, que deverá ser instalado no celular, computador ou tablet.- Acesso ao evento por um único email. Cada ingresso permite a participação de mais de uma pessoa, que viva no mesmo endereço cadastrado.

– Inscrições até às 18h do dia 08 de fevereiro.- Cancelamentos até às 18h do dia 08 de fevereiro, com pedido pelo email zendocuritiba@gmail.com

– A programação completa e o link para entrar no evento serão mandados por e-mail até o dia 11 de fevereiro.

SAIBA MAIS:

O que é um sesshin?

Sesshin e a força do grupo