> Shobogenzo Zuimonki (12) – Livro 1 Parte 11

Não aprecie aprender em uma larga escala, mesmo que sejam os ensinos de budas e de ancestrais“.

Palavras chave: APEGO AOS ESTUDOS; IMPERMANÊNCIA; VERDADEIRA PRÁTICA;

LIVRO 1

1-11

Dogen ensinou:

A impermanência é abrupta; vida-morte é um assunto vital[1]. Pelo curto tempo em que você está vivo, se você deseja estudar ou praticar alguma atividade, apenas pratique o Caminho de Buda e estude o darma de buda. Uma vez que literatura e poesia são inúteis, você deveria desistir delas. Mesmo quando estudar o darma de buda e praticar o Caminho de Buda, não o estude extensivamente. Desnecessário dizer, abstenha-se de aprender as escrituras Exotérica e Esotérica das escolas de ensino[2]. Não aprecie aprender em uma larga escala, mesmo que sejam os ensinos de budas e de ancestrais. É difícil para nós, pessoas inferiores e sem talento, nos concentrarmos e completarmos até mesmo uma coisa. Realmente não é nada bom fazer muitas coisas ao mesmo tempo e perder a estabilidade da mente.


[1] Vida-e-morte ou nascimento-e-morte. Esta é também tradução de shoji, ou em sânscrito, samsara, que significa transmigração dentro dos seis reinos de delusões. No Shobogenzo Shoji (Vida-e-morte), entretanto, Dogen disse: “Vida-e-morte é a preciosa Vida do Buda. Para os seres humanos, clarificar a realidade da vida-e-morte é a grande questão”. A impermanência também é frequentemente usada em um sentido negativo, embora Dogen tenha citado o Sexto Ancestral no Shobogenzo Bussho (Natureza-Buda): “Portanto, relva, árvores e arbustos são impermanentes e nada mais são do que natureza-Buda. Seres humanos e coisas, corpo e mente são impermanentes, e nada mais são do que natureza-Buda. A suprema consciência (anuttara-samyak-sambodhi) é impermanente, uma vez que é natureza-Buda. O grande Nirvana é natureza-Buda uma vez que é impermanente.”

[2] “Escolas de ensino” é tradução de Kyoke ou Kyoshu, escolas baseadas em escrituras escritas. Por exemplo, Kegonshu é baseado no Kegonkyo (Avatamsaka-sutra). Isso contrasta com aqueles que acreditam no Zenke ou Zenshu, que insiste que o Zen se baseia apenas na mente Buda e não nos ensinamentos verbais de Buda. “Ensinamento Exotérico” é tradução de Kenkyo, termo geral para todos os ensinamentos budistas, tanto hynayana quanto mahayana, diferente dos ensinamentos Esotéricos (mikkyo). Mikkyo significa os ensinamentos místicos que foram diretamente revelados pelo corpo do Darma Buda, Dainichi (Mahavairocana). Esta escola surgiu na Índia depois das escolas hynayana e mahayana. No Japão, o Mikkyo foi sistematizado por Kukai (774-835) e tornou-se a Escola Shingon, também conhecida como Budismo Vajra-yana.