> Shobogenzo Zuimonki (22) – Livro 1 Parte 21

(…) mesmo que [algumas pessoas] levem adiante práticas árduas e dolorosas sem se apegar a suas vidas corpóreas, se suas mentes ainda não tiverem entrado no Caminho de Buda e se elas decidirem não agir contra sua própria vontade mesmo que tais ações sejam o Caminho de Buda, elas ainda não abandonaram suas mentes.

1-21

Dogen instruiu:

Alunos do Caminho, vocês devem ser bem cuidadosos em vários níveis ao abrirem mão de sentimentos mundanos. Abrir mão do mundo, abrir mão de sua família e abrir mão de seu corpo e mente. Considerem bem isso. Mesmo entre aqueles que se retiram do mundo e vivem isolados nas montanhas ou florestas, há alguns que temem que suas famílias, as quais têm continuado por muitas gerações, cessarão de existir, e ficam ansiosos por seus familiares ou parentes.

Embora algumas pessoas tenham deixado seus lares e abandonado suas famílias ou propriedades, elas ainda não abandonaram seus corpos se consideram que não poderiam fazer nada fisicamente doloroso e se evitam praticar algo que possa causar enfermidade, mesmo sabendo que isso é o Caminho de Buda.

Além do mais, mesmo que elas levem adiante práticas árduas e dolorosas sem se apegar a suas vidas corpóreas, se suas mentes ainda não tiverem entrado no Caminho de Buda e se elas decidirem não agir contra sua própria vontade mesmo que tais ações sejam o Caminho de Buda, elas ainda não abandonaram suas mentes.