> Shobogenzo Zuimonki (14) – Livro 1 Parte 13

            A pessoa imóvel no topo de um mastro de cem pés,
            Embora ele tenha adentrado [o Caminho], ele não é verdadeiramente [um homem do Caminho],
            [Ele deveria] avançar um passo adiante do topo do mastro de cem pés.
            O mundo das dez direções é todo o corpo [da pessoa].

Suponha que você tenha escalado até o topo de um mastro de cem pés e lhe digam que você se deixe levar e avance um passo adiante sem considerar sua preciosa vida física. Em tal situação, se você disser que só pode praticar o Caminho de Buda quando estiver vivo, não está realmente seguindo seu professor. Considere isso cuidadosamente.“.

Palavras chave: VERDADEIRA PRÁTICA; VERDADEIRA ASPIRAÇÃO; VERDADEIRO MESTRE; APEGO AO EGO; MENTE DISCRIMINATIVA

1-13

Em uma palestra noturna Dogen disse,

Na tradição dos ancestrais, o verdadeiro modo de se entender as palestras do darma [sobre a prática Zen] é o de gradualmente reformar o que você conhece e pensa seguindo a instrução de seu professor.

Mesmo que até então você tenha considerado que um buda tem características excelentes[1] como Xaquiamuni[2] ou Amitaba[3], que irradie um  halo, que tenha a virtude de pregar o darma e beneficiar os seres vivos, você deveria acreditar em seu professor se ele disser que buda é nada mais que um sapo ou uma minhoca, e jogar fora suas ideias anteriores. Entretanto, se você procurar por algumas características excelentes, um halo ou outras virtudes de uma buda no sapo ou na minhoca, você ainda não terá reformado sua mente discriminatória. Apenas entenda que o que você vê exatamente agora é buda. Se, de modo contínuo, você reformar sua mente discriminatória e o apego fundamental desta maneira, de acordo com a instrução de seu professor, você naturalmente se tornará uno com o Caminho.

Alunos hoje, entretanto, se apegam a suas próprias mentes discriminadoras. Seu pensamento é baseado em suas próprias visões pessoais de que buda tem que ser deste ou daquele modo; se algo vai contra suas ideias, eles dizem que buda não pode ser daquele modo.

Tendo tal atitude e vagando por aqui e por ali na delusão, buscando aquilo que se enquadra às suas preconcepções, poucos fazem algum progresso no Caminho de Buda.

Suponha que você tenha escalado até o topo de um mastro de cem pés[4] e lhe digam que você se deixe levar e avance um passo adiante sem considerar sua preciosa vida física. Em tal situação, se você disser que só pode praticar o Caminho de Buda quando estiver vivo, não está realmente seguindo seu professor. Considere isso cuidadosamente.


[1] De acordo com várias lendas budistas, o Buda tinha 32 características físicas principais e 80 marcas de excelência física.

[2] Xaquiamuni (o sábio do clã Shaka), fundador do Budismo. Filho do Rei Sudhodana e da Rainha Maya em Kapilavastsu, Índia central, foi chamado de Sidarta e também de Gautama. Ele se casou e teve um filho, mas abandonou a família para buscar o Caminho da salvação aos 29 anos (19 anos, de acordo com outra tradição). Depois de 9 anos de prática, ele atingiu a iluminação e foi chamado “Buda” (o Desperto). Ele pregou o Caminho a muitas pessoas e, assim, a ordem Budista (sanga) foi formada. Ele morreu aos 80 anos de idade. Há diferentes opiniões no que se refere a estas datas: 565-486 a. C., de acordo com J. Takakusu; 463-383 a.C., de acordo com H. Nakamura. O Theravada tem uma tradição diferente, segundo a qual as datas de Buda são 624-544 a.C.

[3] Um dos budas mais populares no Budismo Mahayana. De acordo com o Muryoju-kyo (Sukhavati Vyuha), Amitaba foi anteriormente rei. Ao encontrar um buda chamado Sejizaio (Lokesvararaja), também desejou tornar-se um buda. Ele então renunciou ao mundo e se tornou monge, cujo nome veio a ser Hozo (Darmakara). Tomou os 48 votos e realizou várias práticas bodisatva para cumpri-los. Depois de muitos éons, ele os realizou e se tornou o Buda da Vida e Luz Infinita. Sua terra no Oeste, derivada de seus votos e práticas, é chamada de Gokuraku (Skt. Sukhavati) ou paraíso. O 18º. voto era que qualquer um que tivesse fé sincera nele (Amitaba) e recitasse seu nome, isto é, recitasse o nenbutsu, renasceria no paraíso Ocidental através de seu poder. Amitaba é um buda transcendental, ao contrário do buda histórico Xaquiamuni, e é geralmente lembrado como o corpo de recompensa (J. Hojin skt, sambogakaya). A escola de Budismo centrada em torno de Amitaba é conhecida como Budismo Terra Pura (jodokyo). Ela surgiu na Índia, cresceu na China e se desenvolveu mais plenamente no Japão.

[4] Extraído de um verso do Mestre Zen chinês Chosa Keishin (Changsha Jingcen, 854-935).

            A pessoa imóvel no topo de um mastro de cem pés,

            Embora ele tenha adentrado [o Caminho], ele não é verdadeiramente [um homem do Caminho],

            [Ele deveria] avançar um passo adiante do topo do mastro de cem pés.

            O mundo das dez direções é todo o corpo [da pessoa].