ZAZEN 27 – Nem sempre é assim..

suzuki rindo

“Acho que entendo porque vocês praticam o zazen. A maioria de vocês está procurando algo. Vocês procuram o que é verdadeiro e real, porque já ouviram muitas coisas em que não podem acreditar. Vocês nem mesmo estão procurando algo que seja belo, porque descobriram que o belo, pode realmente não ser belo. É apenas uma superfície de alguma coisa ou um enfeite. Vocês também estão conscientes de como as pessoas podem ser hipócritas. Muitas pessoas que parecem ser virtuosas não propagam a gratidão real ou a mente alegre; assim, vocês não confiam nelas. 

Vocês não sabem em quem confiar ou em que tipo de ensinamento acreditar; assim, vem pra cá procurar alguma coisa. Não posso dar-lhes o que estão procurando, porque eu mesmo não acredito em nada em particular. Não digo que água é água ou que água é uma jóia, uma casam fogo ou sangue. Como Dogen Zenji afirmou, a água é mais do que isso. Podemos querer nos fixar sempre na retidão, beleza, verdade ou virtude, mas não é sábio procurar alguma coisa desse modo. Há algo a mais”

“Buscar um grande ensinamento como o budismo é procurar algo bom. O que quer que encontrem, será como um turista em busca de belas paisagens. Ainda que não esteja viajando em seu carro, você estará procurando coisas belas espiritualmente: “Áh, que belo ensinamento. Esse é um ensinamento realmente verdadeiro!”. Ser um turista à procura de belas paisagens é um dos perigos da prática do zen. Cuidado! Ficar cativado pelo ensinamento não ajuda em nada. Não se deixe enganar pelas coisas, quer seja algo bonito, quer seja algo que pareça verdadeiro (…)”

O segredo de soto zen envolve apenas estas palavras: “NEM SEMPRE É ASSIM”… Esse é o segredo do ensinamento. Pode ser assim, mas nem sempre é assim. Sem se deixar prender pelas palavras ou regras, sem muitas idéias preconcebidas, realmente fazemos algo, e ao fazer alguma coisa, aplicamos nossos ensinamentos (…)

(…) Quando são suficientemente corajosos para aceitar o que se passa ao redor, sem ponderar o que é certo ou errado, o ensinamento transmitido o ajudará”…

Excerto do capítulo “Nem Sempre é assim”, do livro “Nem sempre é assim”, de S. Suzuki, lido no zazen de 01/09.

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑