
“(…) De acordo com os textos dos Preceitos, houve vários monges [na época de Buda]. Alguns tinham mentes incrivelmente más. Entretanto, está escrito que todos, por fim, alcançaram o Caminho e se tornaram Arahats. Portanto, mesmo que sejamos mesquinhos e inferiores, devemos imediatamente despertar a mente bodai, entendendo que se despertamos tal mente e tal prática, iremos definitivamente obter o Caminho. Todos os antigos suportaram dor e frio, mesmo assim eles praticaram em meio a sua aflição. Estudantes hoje, mesmo que vocês estejam sofrendo dor física ou angústia mental, devem se forçar para praticar o Caminho.”
LIVRO 4
4-6
Certo dia Dogen instruiu:
Um leigo disse, “Quem não quer ter roupas finas? Quem não ama ricos sabores? Entretanto, pessoas que aspiram aprender o Caminho adentram as montanhas, dormem sob as nuvens e suportam frio e fome. Não pense que os antigos não sofriam; eles suportavam sofrimento com o propósito de permanecer no Caminho. Pessoas em gerações posteriores ouvem isso e reverenciam o Caminho, respeitando a virtude de nossos predecessores.”
Mesmo entre leigos, os sábios são assim.
Pessoas praticando o Caminho de Buda não devem deixar de manter esta atitude. Nem todos os antigos tiveram ossos de ouro; nem todos os contemporâneos de Buda eram veículos superiores [do darma]. De acordo com os textos dos Preceitos [Vinaya-pitaka][1] houve vários monges. Alguns tinham mentes incrivelmente más. Entretanto, está escrito que todos, por fim, alcançaram o Caminho e se tornaram Arahats[2]. Portanto, mesmo que sejamos mesquinhos e inferiores, devemos imediatamente despertar a mente bodai, entendendo que se despertamos tal mente e tal prática, iremos definitivamente obter o Caminho. Todos os antigos suportaram dor e frio, mesmo assim eles praticaram em meio a sua aflição. Estudantes hoje, mesmo que vocês estejam sofrendo dor física ou angústia mental, devem se forçar para praticar o Caminho.
[1] Coleção de preceitos. Uma das três categorias das escrituras budistas. Os textos dos Preceitos contêm regras de conduta e de lógica, ou histórias sobre o porquê de tais regras terem sido estabelecidas. O Buda criou regras cada vez que um estudante fazia algo errado.
[2] Um santo que destruiu completamente os maus desejos dentro de si e alcançou a emancipação do ciclo do samsara.
