
“(…) Deste modo, devemos analisar detidamente, escolher o que é realmente bom e praticar; ver o que é realmente mau e descartar. Uma vez que uma sanga é nascida do reino da pureza [aquele onde se está livre da contaminação dos desejos ilusórios].as coisas que não despertam desejos humanos são consideradas boas e puras”.
LIVRO 4
4-11
Dogen instruiu:
É difícil dizer o que é bom ou mau. Pessoas mundanas dizem que é bom usar brocados de seda e bordados e ruim usar mantos feitos de roupas rústicas e trapos abandonados. No buda-darma, este último é bom e puro enquanto ornamentos luxuosos bordados com ouro e prata são considerados maus e contaminados. Do mesmo modo, todo o resto é o oposto.
No meu caso também, uma vez que às vezes escrevo poesia ou prosa, algumas pessoas do mundo me elogiam, dizendo que isso é extraordinário. E, ainda assim, há alguns que me criticam por saber tais coisas uma vez que sou um monge que abandonou o lar e está estudando o Caminho. Em última análise, qual deles devemos considerar bom e qual deles abandonar por ser ruim?
Há uma escritura que diz: “Ser louvado e pertencer às coisas puras é chamado de bom; ser desprezado e pertencer às coisas impuras é chamado de mau.” Está também escrito: “Coisas que trazem sofrimento são chamadas de más; coisas que convidam à alegria são chamadas de boas.”
Deste modo, devemos analisar detidamente, escolher o que é realmente bom e praticar; ver o que é realmente mau e descartar. Uma vez que uma sanga é nascida do (reino da) pureza[1], as coisas que não despertam desejos humanos são consideradas boas e puras.
[1] O reino onde se está livre da contaminação dos desejos ilusórios.
