
“(…) Os monges no tempo de Buda não eram necessariamente extraordinários. Havia alguns que eram inacreditavelmente desprezíveis e inferiores em capacidade. Portanto, o Buda estabeleceu vários tipos de preceitos pelo bem das pessoas más e inferiores. Sem exceção, todos somos veículos para o buda-darma. Nunca pense que você não é um veículo. Apenas se você praticar de acordo com o ensinamento, obterá realização sem falha. A partir do momento que tem uma mente, você é capaz de distinguir o bom do mau. Você tem mãos e pés e, portanto, nada lhe falta para que pratique gassho ou a caminhada. Assim sendo, ao praticar o buda-darma, não se preocupe se você é capaz ou não. Seres vivos do mundo humano são todos veículos (do buda-darma). ”.
LIVRO 4
4-12
Dogen instruiu,
Muitas pessoas do mundo dizem: “Eu desejo praticar o Caminho, mas o mundo está em seu último período [que é degenerado][1] e minhas capacidades são inferiores. Não consigo aguentar a prática formal que está de acordo com o darma. Quero encontrar uma forma mais fácil que seja conveniente para mim, fazer uma conexão [com o Buda] e obter a iluminação na próxima existência.”
Isso está totalmente errado. Categorizar os três períodos de tempo – o Darma verdadeiro, o Darma de aparência e o Darma final – é apenas um meio expediente transitório. Os monges no tempo de Buda não eram necessariamente extraordinários. Havia alguns que eram inacreditavelmente desprezíveis e inferiores em capacidade. Portanto, o Buda estabeleceu vários tipos de preceitos pelo bem das pessoas más e inferiores. Sem exceção, todos somos veículos para o buda-darma. Nunca pense que você não é um veículo. Apenas se você praticar de acordo com o ensinamento, obterá realização sem falha. A partir do momento que tem uma mente, você é capaz de distinguir o bom do mau. Você tem mãos e pés e, portanto, nada lhe falta para que pratique gassho ou a caminhada. Assim sendo, ao praticar o buda-darma, não se preocupe se você é capaz ou não. Seres vivos do mundo humano são todos veículos (do buda-darma). Isso não seria possível se você tivesse nascido um animal ou alguma outra coisa.
Estudante do Caminho, nunca esperem para praticar amanhã. Você deveria praticar seguindo o Buda apenas hoje e neste momento.
[1] Este é um dos três períodos do dharma; o shobo (o verdadeiro Darma), o zobo (o Darma de aparência) e o mappo (o último Darma). Estes três significam os três períodos após a morte do Buda. No período do verdadeiro darma, que dura 500 (ou 1.000) anos, o ensinamento do Buda é devidamente praticado e a iluminação pode ser alcançada. No período do Darma aparente, com duração de 1.000 (ou 500) anos, o ensinamento é praticado, mas a iluminação não é mais possível. No período do último Dharma, com duração de 10.000 anos, apenas o ensinamento existe, nenhuma prática, nenhuma iluminação existe. No Japão, acreditava-se que o último período começou em 1052 d.C. A ideia de mappo influenciou fortemente os movimentos budistas durante o Período Kamakura.
