Textos e Sutras

> Shobogenzo Zuimonki (75) – Livro 4 Parte 13

“(…) Até mesmo no mundo secular, se diz que a unidade da mente é necessária para manter uma casa ou proteger um castelo. Se faltar unidade, a casa ou o castelo, por fim, cairão. Os monges que saíram de casa para estudar com um único professor devem ser ainda mais harmoniosos, tal como a mistura de água e leite. Há também o preceito dos seis caminhos da harmonia. Não construa quartos individuais, nem pratique o Caminho separadamente, seja física ou mentalmente”.

LIVRO 4

4-13

Dogen instruiu:

No mundo secular se diz que um castelo desmorona quando as pessoas começam a sussurrar palavras dentro de suas paredes. Também se diz que quando há duas opiniões em uma casa, nem mesmo um alfinete pode ser comprado; quando não há conflito de opiniões, até mesmo ouro pode ser adquirido.

Até mesmo no mundo secular, se diz que a unidade da mente é necessária para manter uma casa ou proteger um castelo. Se faltar unidade, a casa ou o castelo, por fim, cairão. Os monges que saíram de casa para estudar com um único professor devem ser ainda mais harmoniosos, tal como a mistura de água e leite. Há também o preceito dos seis caminhos da harmonia[1]. Não construa quartos individuais, nem pratique o Caminho separadamente, seja física ou mentalmente. [Nossa vida neste mosteiro é] como cruzar o oceano em um único navio. Devemos ter unidade de mente, nos comportar da mesma maneira, dar conselhos uns aos outros para corrigir as falhas mútuas, seguir os pontos bons dos outros e praticar o Caminho com determinação. Este é o Caminho que as pessoas têm estado praticando desde a época do Buda.


[1] Estes são mencionados no Yorakukyo; a unidade das três ações – as de corpo, boca e mente, mantendo os mesmos preceitos, tendo a mesma percepção e realizando a mesma prática.