Textos e Sutras

> Shobogenzo Zuimonki (77) – Livro 5 Parte 1

“(…) O portal do dharma só é compreendido completamente quando você tem uma mente-bodai forte. Não importa quão inteligente e brilhante você seja, se lhe falta a mente bodai, se você não se desapega do egocentrismo e não consegue abandonar a fama e o lucro, você não será capaz de se tornar um homem do Caminho nem de compreender a realidade.”

LIVRO 5

5-1

Certo dia, Dogen ensinou:

Pelo bem do buda-darma, não se prenda à sua vida física. Mesmo os leigos abandonam suas vidas pelo Caminho sem se preocuparem com suas famílias; eles são leais e mantêm sua integridade. Pessoas assim são chamadas de ministros leais ou sábios.

Nos tempos antigos, quando Koso da dinastia Kan[1] entrou em guerra com um país vizinho, a mãe de um de seus ministros morava no país inimigo. Os oficiais do exército imperial suspeitavam que o ministro pudesse estar se sentindo dividido. O imperador também tinha medo de que ele mudasse para o lado inimigo por causa de sua mãe, o que resultaria na perda da guerra.

Ao mesmo tempo, sua mãe considerou a possibilidade de seu filho questionar sua lealdade por causa dela e admoestou: “Não traia seu país por minha causa. Se eu continuar viva, pode ser que você se sinta dividido em sua lealdade.”

Ela se atirou sobre uma espada e morreu. Uma vez que seu filho nunca se sentiu dividido, conta-se que ele se dedicou aos seus deveres na guerra com lealdade e firme determinação. Isso vale mais ainda para um monge Zen que aspira praticar o Caminho do Buda. Quando você está completamente livre de um coração dividido, está verdadeiramente de acordo com o Caminho do Buda.

Na prática do Caminho do Buda, alguns podem naturalmente manifestar compaixão e sabedoria desde o início. Outros, aos quais faltam tais qualidades, serão capazes de obter o Caminho se estudarem com sinceridade. Eles precisam apenas abandonar o corpo e a mente, dedicar-se ao grande oceano do buda-darma, depositar tudo nos ensinamentos do buda-darma e parar de se apegar às suas visões pessoais tendenciosas.

No reinado do fundador da dinastia Kan, um sábio ministro observou: “Remediar a desordem do mundo político é como desatar uma corda com nós. Não tenha pressa. Solte-o somente depois de examinar detidamente o nó.”

Com o Caminho do Buda é a mesma coisa. Você deve praticá-lo depois de ter compreendido profundamente os princípios do Caminho. O portal do dharma só é compreendido completamente quando você tem uma mente-bodai forte. Não importa quão inteligente e brilhante você seja, se lhe falta a mente bodai, se você não se desapega do egocentrismo e não consegue abandonar a fama e o lucro, você não será capaz de se tornar um homem do Caminho nem de compreender a realidade.


[1] O imperador Koso (reinou de 206 a 195 a.C.) foi o fundador da antiga dinastia Kan (206 a.C. a 8 d.C.). Esta história é sobre Oryo e sua mãe.