> Shobogenzo Zuimonki (60) – Livro 3 Parte 12

Eu passei mais de dez anos sem nenhuma posse e nunca me preocupei em como obtê-las. Pensar em acumular, mesmo que seja um pouco de riqueza, é um grande obstáculo. Sem pensar em como obter ou armazenar coisas você irá, de modo natural, receber tanto quanto precise para se manter vivo por um tempo. Cada pessoa tem sua quota atribuída; o céu e a terra nos concedem essa cota. Mesmo que você não corra por aí procurando, você irá recebê-la, com certeza.”.

LIVRO 3

3-12

Um monge disse:

“Nos monastérios na China,  uma vez que existem provisões pertencentes à sanga que compõem a propriedade permanente do templo e são usadas para apoiar a prática dos monges, os monges não precisam se preocupar com seu sustento. Como não há tais coisas neste país, abandonar todas as posses se tornará um obstáculo à prática do Caminho. Acredito que é uma boa ideia ter pessoas que ofereçam roupas e alimentos em apoio à nossa prática. O que lhe parece?”

Dogen respondeu:

“Eu discordo. Diferente da China, às vezes as pessoas neste país apoiam monges além do que é razoável, e oferecem coisas que estão além de suas possibilidades. Não posso falar sobre os outros, mas é isso que tenho verificado  e descobri que é verdade. Eu passei mais de dez anos sem nenhuma posse e nunca me preocupei em como obtê-las. Pensar em acumular, mesmo que seja um pouco de riqueza, é um grande obstáculo. Sem pensar em como obter ou armazenar coisas você irá, de modo natural, receber tanto quanto precise para se manter vivo por um tempo. Cada pessoa tem sua quota atribuída; o céu e a terra nos concedem essa cota. Mesmo que você não corra por aí procurando, você irá recebê-la, com certeza.

Desnecessário dizer, crianças do Buda receberão o legado do Tatagata; eles o obterão sem ter que procurá-lo. Estas coisas estarão naturalmente lá somente se você abandonar tudo e praticar o Caminho. Isso é uma prova evidente.”