> Shobogenzo Zuimonki (30) – Livro 2 Parte 8

Nos dias de hoje, monges Zen apreciam ler literatura, compor poesia e escrever discursos do darma. Isso está errado. Bote no papel o que estiver em sua mente, mesmo que você não consiga compor poesia. Escreva os ensinamentos do portal do darma, mesmo que seu estilo não seja refinado.”

LIVRO 2

2-8

Dogen também disse:

Pessoas que estudam o Caminho não deveriam ler as escrituras das escolas-de-treinamento, nem estudar textos não-Budistas. Se você pretende estudar, leia as coletâneas de ditados [dos mestres Zen antigos]. Por enquanto, deixe de lado todos os outros livros. Nos dias de hoje, monges Zen apreciam ler literatura, compor poesia e escrever discursos do darma. Isso está errado. Bote no papel o que estiver em sua mente, mesmo que você não consiga compor poesia. Escreva os ensinamentos do portal do darma, mesmo que seu estilo não seja refinado. Pessoas sem a mente bodai não lerão algo que não seja refinado. Tais pessoas apenas brincariam com palavras, sem alcançar a realidade [por trás delas], mesmo que o estilo fosse embelezado e contivesse excelentes frases.

            Desde a infância, sempre gostei de estudar literatura, e ainda hoje tenho uma tendência a contemplar a beleza nas palavras dos textos não-budistas. Algumas vezes até me refiro a Monzen ou a outros textos; mesmo assim, considero-o sem propósito e deveria ser completamente abandonado.