Se você tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o Zen e nossas atividades, venha nos visitar!
No dia 30/07 estaremos de portas abertas para recebê-los com Roda de Conversa e chá, uma feirinha com Zafu, roupas de prática, chaveirinhos e outras coisas…
Nesta tarde você poderá conhecer os produtos orgânicos e de consumo consciente da nossa parceira @bemintegralconsumoconsciente
As vagas são limitadas. Faça sua inscrição apenas se tiver a firme intenção de comparecer.
É também uma prática zen estarmos atentos ao impacto de nossas ações sob as outras pessoas: se você se inscrever e não comparecer, estará tirando a vaga de alguém.
O Zendo é uma sala de grandes mosteiros, templos ou centros de prática usada somente para fazer zazen. Algumas salas são maiores e permitem seguir as regras dos antigos mestres fundadores. Outras são menores e necessitam de adaptações. O importante é saber que são locais para encontrar Buda. A grande maioria dos locais de prática tem procedimentos básicos e comuns, regras de comportamento e respeito. Faz parte da prática do Zen aprender os procedimentos de cada sala/espaço, sem querer impor seu próprio jeito ou algum outro método que tenha aprendido em outro lugar. Mantenha-se alerta e adapte-se às instruções dos professores.
ORIENTAÇÕES:
HORÁRIO DE CHEGADA NA SALA: entre 10h20 e 10h30 – pedimos que sejam pontuais. Evitem chegar muito mais cedo pois há outra prática antes.
As roupas devem ser confortáveis e simples. Não é permitido usar saias e bermudas. As cores, de preferência, neutras e escuras
Não usar meias (pés descalços e roupas Iargas facilitam a circulação sanguínea durante o zazen).
Não portar telefone celular nem qualquer objeto que produza sons;
Não usar relógios, jóias, enfeites, colares e adornos;
Evitar o uso de maquiagem, perfumes, cremes ou produtos cujo odor possam incomodar;
Não se levante no meio da prática (a não ser por alguma questão emergencial)
Harmonia e respeito são fundamentais. Todos os movimentos devem ser feitos com atenção e cuidado.
Silêncio: não é permitido falar na sala de zazen, principalmente durante os períodos de zazen.
“(…) não evite praticar por medo de ser caluniado pelos outros. Ademais, aqueles que lhe caluniam ou que lhe elogiam não são necessariamente aqueles que penetraram e obtiveram a prática dos budas e ancestrais”.
LIVRO 3
3-13
Dogen também disse:
Estudantes do Caminho geralmente dizem que se fizerem tais e tais coisas, as pessoas do mundo irão reprová-las. Isso está totalmente errado. Mesmo que as pessoas critiquem você, se é a atividade dos budas e ancestrais, e está de acordo com os ensinamentos sagrados, você deveria continuar e praticá-la. Mesmo que as pessoas do mundo o elogiem, se não estiver prescrito nas escrituras sagradas e nem é o que os ancestrais fizeram, você não deve praticar isso. E o motivo é que, mesmo se as pessoas no mundo, sejam elas íntimos ou estranhos, elogiem ou critiquem você, e você siga as opiniões delas, quando você encarar a morte e cair nos reinos maus, empurrado por suas próprias ações más, nenhum deles poderá salvá-lo. Além disso, mesmo que você seja reprovado e odiado por todos, se você pratica confiando unicamente no Caminho dos budas e ancestrais, você certamente será salvo. Então, não evite praticar por medo de ser caluniado pelos outros. Ademais, aqueles que lhe caluniam ou que lhe elogiam não são necessariamente aqueles que penetraram e obtiveram a prática dos budas e ancestrais. Como é possível julgar o Caminho dos budas e ancestrais por meio de valores mundanos de bem e mal?
Portanto, não dependa de sentimentos de pessoas mundanas. Se uma ação deve ser levada adiante de acordo com o Caminho de Buda, pratique-a incondicionalmente.